top of page
Alopecia Fibrosante Frontal.jpeg

Alopecia Fibrosante Frontal

  • Alopecia fibrosante frontal é uma doença relativamente recente, descrita pela primeira vez em 1994, mas o número de casos no Brasil e no mundo tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. 

  • É um tipo de alopecia cicatricial caracterizada pela perda definitiva dos fios, que são substituídos por fibrose (cicatriz). Afecta com maior frequência mulheres após a menopausa. Porém, mulheres jovens e homens também podem ser afectados.

  • A causa ainda não foi elucidada. No entanto, acredita-se que múltiplos fatores estejam envolvidos, dentre eles podemos citar fatores ambientais, hormonais, autoimunidade e predisposição genética.

  • Acomete principalmente a linha implantação do cabelo na região da fronte, dando a impressão que a fronte está a cada vez maior. Frequentemente está associada a perda parcial ou total das sobrancelhas e na maioria dos casos essa rarefação de pelos na sobrancelha pode preceder à perda do cabelo no couro cabeludo. Outras manifestações clínicas podem estar presentes: pápulas faciais (pequenas bolinhas no rosto), líquen plano pigmentoso (manchas acinzentadas) em pacientes de fototipos mais altos principalmente em áreas com maior exposição solar. 

  • Por ser um tipo de queda de cabelo capaz de gerar cicatriz no folículo piloso, impedindo o crescimento de novos fios é extremamente importante o diagnóstico e tratamento precoce.  

bottom of page