top of page
Efluvio telogeno

Queda Capilar Intensa
Eflúvio Telógeno

  • É uma condição que ocorre com maior frequência nas mulheres e caracteriza-se por aumento na queda diária dos cabelos.
     

  • No ciclo capilar, cerca de 90% dos fios estão na fase anágena ou fase de crescimento e aproximadamente 10 a 15% dos cabelos estão na fase telógena ou fase de queda, a qual tem uma duração em torno de 3 meses e consequentemente, entre 100 e 150 fios vão cair normalmente todos os dias.
     

  • No entanto, quando mais de 20% dos fios do couro cabeludo estão na fase telógena ou fase de queda, estaremos diante de um eflúvio telógeno, que por sua vez pode ser classificado em eflúvio telógeno agudo e crônico. Adicionalmente, associado à queda excessiva dos fios, alguns pacientes podem perceber aumento na sensibilidade do couro cabeludo.
     

  • O eflúvio telógeno agudo geralmente está relacionado a um evento prévio, que aconteceu entre 2 a 4 meses antes da queda intensa do cabelo. Dentre os eventos mais associados: cirurgias, pós-parto, infeções, febre, dietas restritivas, perda importante de peso, introdução de algumas medicações e outros.
     

  • É importante realizar uma história clínica detalhada com o objetivo de identificar possíveis gatilhos, assim como investigar alterações ou deficiências que precisem ser corrigidas, como por exemplo: anemia ferropriva, hipotireoidismo e outros. Assim como, determinar a presença concomitante de outros tipos de alopecia que precisem tratamento específico, como a calvície.

bottom of page