top of page

Rosácea

  • A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. É mais frequente em pessoas de pele clara e acomete principalmente às mulheres. No entanto, pode também acometer homens e nesses casos a apresentação clínica pode ser mais acentuada.
     

  • A causa exata da rosácea ainda não foi completamente elucidada, mas acredita-se que múltiplos fatores estejam envolvidos, dentre eles a participação de microrganismos como o Demodex. A predisposição individual e fatores ambientais influenciam no surgimento de lesões da rosácea.  Diversos fatores ambientais podem agir como gatilhos, por exemplo exposição solar, bebidas alcoólicas, bebidas muito quentes, alimentos condimentados ou apimentados e exercício físico.
     

  • Existem diversas formas de apresentação clínica da rosácea. A mais comum é a forma eritemato-telangiectásica caracterizada pela presença de vermelhidão transitória ou persistente na região central do rosto devido à dilatação dos vasos no rosto.
     

  • Outras formas de apresentação da rosácea incluem presença de pápulas (lesões pequenas arredondadas vermelhas) e pústulas (lesões com pus). Assim também há quadros mais graves com hiperplasia (aumento de tamanho) das glândulas sebáceas, proliferação de vasos e tecido conjuntivo na forma fimatosa que acomete principalmente o nariz levando a um crescimento irregular e com deformação do local. Existe ainda a rosácea ocular que pode causar irritação, ressecamento, conjuntivite, blefarite e outras manifestações nos olhos.
     

  • O tratamento tópico (cremes/géis) e/ou tratamento oral da rosácea baseia-se na forma de apresentação clínica. No entanto, de forma geral o uso de filtro solar mineral, associado a sabonetes e hidratantes adequados, assim como evitar os gatilhos antes mencionados são recomendados. O tratamento das telangiectasias (vasos dilatados) no rosto pode ser realizado com LIP (Luz Intensa Pulsada) e laser, por exemplo o Nd-YAG 1064nm para as telangiectasias maiores.

Rosacea
bottom of page