Queda capilar acentuada após o uso de Mounjaro, Wegovy ou Ozempic
- Dra. Corina Salas

- 7 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov.
Medicamentos como semaglutida (Ozempic® e Wegovy®) e tirzepatida (Mounjaro®) são utilizados para o tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Junto com a perda de peso, surgiram relatos de queda capilar acentuada, levando às perguntas: será que esses fármacos causam algum tipo de alopecia? Ou existe outro mecanismo por trás desse fenômeno?
O tipo de queda capilar que acontece após o início desses fármacos é chamado de eflúvio telógeno, que é uma condição caracterizada por queda difusa e temporária dos cabelos. Ocorre quando mais de 20% dos cabelos entra precocemente na fase telógena (repouso) do ciclo capilar, levando à queda alguns meses após o gatilho.
Principais gatilhos:
Perda de peso abrupta.
Dietas restritivas.
Deficiências nutricionais.
Por que ocorre após uso de Ozempic, Wegovy ou Mounjaro?
No momento não existe evidência científica robusta relacionando a queda capilar acentuada como efeito colateral próprio desses medicamentos. A queda capilar está associada ao contexto da perda de peso abrupta, dietas restritivas e às mudanças metabólicas que acompanham o tratamento.
Quando aparece e quanto dura?
Geralmente surge 1 a 3 meses após o início da perda de peso acentuada.
Duração média: 3 a 6 meses, no entanto, pode se extender por um período maior, se a dieta restritiva persistir, por exemplo.
Por que é importante consultar um dermatologista tricologista?
O eflúvio telógeno agudo é auto-limitado desde que o gatilho que o causou não esteja mais presente. No entanto, durante o quadro de queda capilar é muito importante consultar um médico dermatologista especialista em tricologia para avaliar e tratar a presença de outras alopecias subjacentes como alopecia androgenética, por exemplo. Além disso, é necessário realizar exames laboratoriais para avaliar deficiências de vitaminas ou distúrbios hormonais.
O diagnóstico correto permitirá realizar um tratamento eficaz. A clínica da Dra. Corina Salas é especializada no diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de alopecias.


Comentários